Entre Game of Thrones e o Vale do Silício

gazeta online
Vivemos em dois mundos paralelos ao mesmo tempo. De um lado, crise política, crise econômica criada e prolongada pela mesma crise política, escândalos de corrupção, delações premiadas, propinas, demissões de ministros, interesses privados mascarados de interesse geral, troca de favores, ameaças, escutas telefônicas,maletas antigrampo, desequilíbrio entre poderes, estados falidos, funcionários sem salários, desemprego, manifestações, manifestações violentas, invasões de escolas, greves, falta de medicamentos nos hospitais, um sistema de educação estatal entre os piores do mundo, 60 mil homicídios por ano, privilégios políticos, desigualdade, repressão dos ambulantes, desapropriações das favelas, grandes lucros para empreiteiras amiguinhas do rei.

Internacionalmente, a Guerra na Síria já virou o pior conflito depois da Segunda Grande Guerra, tensões no Oriente Médio, ditaduras na África, Real Politics na Europa do Leste e na Ásia, Socialismo na Venezuela, Cuba, Coreia do Norte, polarização política nos EUA e na Europa etc.

Do outro lado, com Whatsapp e Skype você consegue telefonar economizando muito dinheiro, conversar com seus amigos longe e até trabalhar; com Uber e Cabify você economiza, tem um serviço melhor, não carrega dinheiro e ainda manda seus caros no carro monitorando o caminho; A medicina ocidental deu passos enormes, hoje curam sua catarata com um laser e, no mesmo dia, é possível sair do hospital; a mortalidade infantil despencou; fetos com problemas pulmonares recebem uma injeção intra-uterina e se resolve instantaneamente; nos últimos 110 anos, a expectativa de vida aumentou de 36 anos (3 anos de vida amais, cada ano!); on-line você pode assistir BBC e CNN grátis, baixar filmes ou pagar Netflix; as camarás de segurança ficaram tão baratas que hoje qualquer um monitora a própria loja, controla filhos e parentes doentes em casa; através de Kiva e Give Well você empresta e doa dinheiro a pobres de lugares pobres do mundo inteiro e é atualizado constantemente sobre quando eles devolvem o dinheiro; com Kickstarter e Indiegogo você financia empresas ao redor do mundo ou você mesmo pode ser financiado; com Bitcoin você se protege da inflação, diversifica, investe em bolsa e compra; com os serviços on-line do seu banco você nem sente a greve dos sindicatos; com Paypal e Pagseguro você faz transações monetárias mais seguras e mais baratas; Com Coursera, Khan Academy e os milhares de cursos on-line até crianças pobres da Índia têm acesso a uma formação melhor e mais barata; as impressoras 3D estão revolucionando tudo, adultos e crianças com malformações ou membros amputados estão recebendo próteses eficientes e muito baratas; está já se começando a produzir ovos e carne sem matar animais; on-line você já compra muitas coisas, agora pode até fazer a despesa semanal e poupar tempo para ir para a academia…

A propósito, já notou quanto parece jovem em relação a seus avós ou seus pais quando tinham sua idade?! São tantas benesses que nos acostumamos fácil e damos tudo por garantido. Até os mais ricos de algumas gerações atrás podiam só sonhar com tudo isso!

Claro, os benefícios gerados pelo Vale do Silício não são ainda totalmente acessíveis a todos, mas está já melhorando muito. Há cerca de dez ou 20 anos, não existia nada disso. Rapidamente tudo fica mais barato, primeiro começa nos países mais abertos à globalização e lentamente chega até aqui (entre as economias mais fechadas do mundo).

Ao contrário, as brigas de palácios de King’s Landing, Brasília e Washington afetam todo o mundo diretamente e rapidamente. E para que o resto da sociedade possa ter acesso ao mundo do Vale do Silício, depende só dos entraves que Games of Thrones coloca.

O economista Tyler Cowen teme que a inovação esteja freando e que possa estagnar por culpa da crescente regulamentação. Até agora, a inovação se concentrou no setor high tech, exatamente porque lá a regulamentação é mais lenta e não consegue atingir as contínuas invenções. Os outros setores são mais engessados e ficam parados.

A área onde é mais difícil inovar é a política. Mas afinal, o sistema político é uma tecnologia também, uma ferramenta para alcançar certos objetivos, para governar a sociedade. O dia em que conseguiremos inovar em política, Games of Thrones poderá dar espaço ao Vale do Silício.

http://beta.gazetaonline.com.br/opiniao/artigos/2017/03/entre-game-of-thrones-e-o-vale-do-silicio-1014038731.html